Desafios para as aulas à distância

Foi pedido a milhares de professores que durante um fim-de-semana preparassem algo que muitos não estavam habituados. Usar tecnologias e ainda por cima à distância. Os professores estão de parabéns, pelo seu esforço e pela tentativa que tiveram em ajudar os seus alunos.
Mas houve consequências: pais assustados, fichamentos e a preocupação por quem não tem acesso às tecnologias. Partilho convosco uma das tarefas solicitadas aos meus alunos. #Matemática 5ºano – #Geometria.

Partilho aqui convosco uma estrutura de trabalho que incluiu o #OneNote, #Geogebra, #Stream e #Forms (clique sobre cada um deles para saber mais).

A atividade começa com um desafio: Aprender a trabalhar com o Geogebra. Para isso produzi três vídeos com procedimentos base sobre a utilização do Geogebra.

1º Vídeo – como desenhar retas, semirretas e segmentos de reta.

2º Vídeo – como desenhar retas paralelas e perpendiculares

3º Vídeo – como desenhar Ângulos

A atividade seguinte foi a utilização do Geogebra de forma livre e de exploração livre por parte dos alunos no site: https://www.geogebra.org/classic.

Depois da exploração dos vídeos e das ferramentas é proposto que os alunos tenham algumas noções base sobre:

  • Ângulos verticalmente opostos;
  • Ângulos alternos internos e ângulos alternos externos;
  • Verificação de conceitos através do FORMS e com um trabalho pedido para ser realizado no Geogebra.

A estrutura é esta:

Estrutura do OneNote para alunos.

É uma mera sugestão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.