Dia Mundial da Água – Reflexões

Dia Mundial da Água | 22 de março 2018 (1)

Comemorou-se, hoje, no IPE, o Dia Mundial da Água. Com o lema “H2O é Poder”, realizou-se uma atividade transdisciplinar com a água como tema, que decorreu em dois momentos distintos: um plenário com “Skype in the classroom” e um “Peddyphone” usando a aplicação Forms e QRcode.

O público alvo foram os alunos dos quintos e oitavos anos e o objetivo principal foi sensibilizá-los para a importância da água como recurso natural limitado. Pretendeu-se, assim, consciencializar os alunos para a problemática da escassez da água em Portugal e no Mundo e para a necessidade de poupança dos recursos hídricos. A água é uma matéria prima essencial à nossa sobrevivência e à qualidade de vida, que deve portanto ser usada de forma sustentável. Esta é a única maneira de garantir que as gerações atuais e futuras dela possam beneficiar. Durante o plenário, foram exploradas notícias da comunicação social sobre a escassez de água na Cidade do Cabo e sobre o trágico número de incêndios verificados em Portugal no ano de 2017. Os alunos tiveram oportunidade de, através do skype, conversar em inglês, com uma professora que vive na Cidade do Cabo, na África do Sul, a quem colocaram questões relacionadas com o problema da água e da sua escassez.

O “Peddyphone” colocou desafios aos alunos, distribuídos por onze grupos, que tiveram que responder a questões relacionadas com o nosso tema para conseguirem realizar o seu percurso. Com o leitor de QRcode os alunos acederam aos formulários do Forms, do Office365, adotado no IPE.

Esta atividade esteve a cargo dos professores Alexandra Gonçalves, José Marques e Paula Monteiro, com a colaboração de professores de diversas áreas disciplinares, do Corpo de Alunos e de auxiliares de ação educativa. O balanço da atividade foi bastante positivo, uma vez que todos os intervenientes demonstraram grande entusiasmo e adesão tendo sem dúvida contribuído para atingir os objetivos de aprendizagem e consciencialização a que nos propúnhamos.


Music: Unison – Translucent

 No entanto não se pode deixar de agradecer a um grande conjunto de pessoas que nos permitiram fazer este trabalho, nomeadamente:

Corpo de Alunos – Capitão Ferreira; Capitão Martinho; Sargento Chefe Rui Lopes; Ajudante Cavaco; Soldado Gaspar.

Enfermaria – Alf. Vilhena José Vilhena;

Professores – Anabela Pinto; Carla Costa; Irene Aleixo; Luís Morais; Marília Andrez; Nuno Silva; Pedro Oliveira e Cheryl Douglas;

Assistentes Operacionais – D. Isabel; Sr. Raúl; Sr. Arman

 

(1) texto adaptado da publicação original. Consultar.

Os professores, Alexandra Gonçalves, José Marques e Paula Monteiro

One thought on “Dia Mundial da Água – Reflexões

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.