Muitos de nós, professores de matemática, temos discutido a forma como poderemos trabalhar com os nossos alunos determinados conteúdos matemáticos. A exigência das metas curriculares, a formalidade e o afastamento que a mesmas podem ter em relação ao trabalho escolar mais “próximo” da realidade são desafios que temos de ultrapassar. Não é objetivo desta publicação falar deste tema, mas partilho convosco uma atividade que desenvolvi com os meus alunos do Instituto dos Pupilos do Exército. Poderão verificar a envolvência dos alunos em todo o processo e a vontade que têm em querer estar e aprender.
O objetivo era simples, recriar três pirâmides quadrangulares do complexo de pirâmides de Gizé no Minecraft.
Como se desenvolveu este trabalho?
As pirâmides de Kéops, Kéfren e Snefru são as três maiores pirâmides, em altura, que existem no planalto de Gizé e os alunos teriam de as recriar no Minecraft. Mas como procederam? Esta é a fase em que o trabalho passou para os grupos de trabalho.
Depois de estudarem a construção das pirâmides, de verificarem a forma da base, de saberem o comprimento dos lados e altura foi necessário fazer alguns cálculos. Se cada bloco no Minecraft correspondesse a 2,7 m na realidade, quantos cubos seriam necessários para formar a base? Feitos os cálculos e os respetivos arredondamentos começaram as construções.
Verificaram que para a pirâmide de Kéops, cuja base tem 230 x 230 m, teriam de colocar 85,2 blocos (230:2,7= 85,2) e que arredondado à unidade corresponderia a 85 blocos. No total, e preenchendo a base da pirâmide de Kéops, seriam necessários 7225 cubos o que corresponde à potência 852.
Em suma chegaram aos seguintes valores:
Esta atividade estava incluída no tema Proporções / Proporcionalidade direta e permitiu rever ainda as noções básicas matemáticas como os arredondamentos e potências.
Muito BOM… é disto que o nosso ensino precisa. Criatividade e Paixão
Parabéns
Espetáculo! Vou partilhar