Problemas nas aulas de Matemática

Pela manhã (ou tarde) os alunos entraram no Ambiente Educativo Inovador (AEI). Era mais um dia, mais uma aula de matemática quando foram surpreendidos pelos desafios que lhes foram lançados. Partilho aqui as duas situações que podem servir de ideias para outros professores de Matemática (Ciências, Geografia, Educação Física…).

1º Desafio

Abrindo o OneNote, cada aluno ficou a perceber ser intenção do professor de Matemática que os alunos o ajudassem a calcular a quantidade de energia (valor calórico em kcal), a quantidade de proteínas e de açúcares consumidos ao pequeno-almoço.

O pequeno-almoço continha:

  • 75 ml de leite;
  • 85 g de cereais;

Distribuídas as caixas de cereais, coube a cada grupo descobrir como calcular a quantidade de energia, proteínas e açúcares consumidos na refeição. No final foram desafiados a descrever a estratégia de resolução e tudo aquilo que fizeram e descobriram.

2º Desafio

Sou fã de desporto, adoro correr e amo, desporto de orientação pedestre. O tema Escalas não foi abordado em contexto de aula.

A estratégia nesta aula foi a seguinte: Metade da turma realiza um trabalho autónomo de consolidação de conteúdos com recurso ao Teams e OneNote. A outra parte da turma realiza o desafio dos mapas. Na 2ª hora trocam as tarefas.

Aos alunos foram distribuídos mapas de orientação pedestre de várias cidades portuguesas. Os alunos, cada um com o seu mapa, a par, teriam de discutir e descobrir como saber a distância real, em linha reta, das distâncias entre dois pontos. As discussões começaram, as ideias surgiram e começaram a testar aquilo que defendiam. Ao professor coube o papel de moderador e facilitador do trabalho sem nunca falar em escalas. Foi impressionante como todos conseguiram encontrar as respostas pretendidas.

Espero que estas ideias tenham contribuído e inspirado. Deixe um comentário ou partilhe também as suas ideias.

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