Sway – Uma App revolucionária?

edu_1100x373_illustration_teacher-resources-overview-content_en-US

O mundo tecnológico avança a uma velocidade ultrassónica.

Esta frase, aplicada ao longo dos últimos anos, e repetida vezes sem conta, continua a ser uma boa referência à rápida evolução tecnológica.
Com o tempo as empresas do mundo on-line procuram deslumbrar os utilizadores com as suas novas APP´s. Hoje vou-vos falar de uma, o SWAY.
Para alguns ainda é uma ferramenta desconhecida, para outros é já uma aplicação online que tem gerado muito interesse. De forma fácil podemos construir, nada mais, nada menos que uma apresentação para a web onde pode falar e partilhar as suas histórias, viagens, elaborar relatórios interativos, ou Newsletters.
Este conjunto vasto de potencialidades fica mais enriquecido pela possibilidade que dá de incluir texto, imagens, vídeos do seu pc, do Onedrive ou do Youtube, tweets, gráficos dinâmicos e notas do OneNote. Mas, parece-me que não vai ficar por aqui. A meu ver a panóplia de fontes onde poderemos ir buscar conteúdos irá aumentar, tal como a própria App tem evoluído ao longo dos tempos.
Outro dos aspetos curiosos do Sway está relacionado com o facto de, ao pesquisar os conteúdos que queremos adicionar à nossa apresentação, o Sway recorre ao banco de imagens do Bing e os resultados apresentados são etiquetas com Licenças Creative Commons.
Mas será assim tão simples criar uma apresentação? Para a construir (a nível da estrutura e navegação) a App já disponibiliza vários modelos pré-concebidos. A estrutura é personalizável e a navegação também, no entanto, limitada ainda a três formas.
O que já disse é muito bom, mas ainda vai melhorar . A App permite que várias pessoas possam editar o Sway como Coautores, eu em Portugal e outra pessoa do outro lado do mundo. É facilmente partilhável (diretamente no site para as redes sociais, entre outros) e segue a lógica Continuum ou seja o que vê no seu PC, vê no smartphone ou num tablet.
A aplicação do Sway em contexto educativo tem o seu potencial. Já a utilizei com os alunos de 10 anos e gostaram da forma como é fácil de usar, fácil de criar e partilhar.
Segue um exemplo de partilha.

Balanço final – Uma boa App para a educação, vale mesmo a pena!

Capturar

MIE Expert Email Signature-with-photo

2 thoughts on “Sway – Uma App revolucionária?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *