13 thoughts on “Webinar: “Microsoft Forms”

    1. Boa tarde Paulo. Os alunos ao clicarem no link que receberam para responder ao questionário pode dar acesso às respostas. Pode partilhar ainda o link de resumo do formulário (parte final do vídeo). Estas situações funcionam se todos os alunos tiverem a sua conta Office365.

  1. Olá José! Começo por agradecer imenso a tua apresentação. Aprendi muito! Tenho uma questão :
    -numa pergunta em que há mais do que 1 resposta correta, atribuindo uma cotação no questionário , posso, na avaliação final, atribuir cotações intermédias, caso o aluno só tenha assinalado uma, mesmo que o sistema tenha atribuído zero pontos?

    1. Olá Alexandra. Automaticamente o Forms atribui zero, porque assume que ou está tudo certo ou não. Mas na correção manual pode fazer a alteração da cotação. No Webinar está lá essa situação, já no fim depois de todas as pessoas responderem em direto, eu explico como se pode fazer isso.
      😉

  2. Boa tarde!
    Antes de mais o meu obrigada pelo webinar ,apesar de já trabalhar c9m o Forms aprendi imenso.
    Será que me (nos) pode ajudar?
    1- Fiz um questionário e numa das questões o aluno carregou um ficheiro word; recebi a resposta e consegui corrigir e lançar a pontuação; quando publiquei a pontuação o aluno recebeu o feedback; agora o aluno não consegue abrir os ficheiros que tinha inserido e que eu já corrigi. Como resolver esta situação?
    2- É possivel inserir imagens nas opções de escolha múltipla? Como posso fazer?!

    1. Olá viva.
      1 – O ficheiro ficou gravado numa pasta no OneDrive (caminho semelhante a este Ficheiros > Aplicações > Microsoft Forms.) Se escreveu no próprio ficheiro, deve vir a esta pasta e reenviar por email ou partilhar o documento com o aluno. No entanto se partilhar não se esqueça de indicar que o aluno só pode ver e não editar. Diretamente pelo forms penso que não dá. Nunca fiz essa correção dessa forma. Sempre pedi documentos em PDF.
      2 – Infelizmente não é possível inserir imagens. Pode é inserir as opções de resposta associadas a uma letra da escolha múltipla na própria imagem da pergunta. Depois nas opções de escolha múltipla escreve A, B ou C…
      Espero ter ajudado.

  3. Olá. Uma questão: fizemos um formulário por aluno para cada professor do conselho de turma preencher semanalmente a monitorização; cada professor preenche se o aluno esteve na aula e cumpriu as tarefas, assinalando a semana em questão.
    O Excel dos professores no OneDrive fica certinho e atualizado; no entanto, o link que enviamos aos pais não está a ser atualizado, ficou só com os dados da primeira semana, altura em que foi partilhado.
    O da minha direção de turma está bem e os pais estão a receber semanalmente; No meu, quando fiz nas respostas do formulário “Abrir no Excel”, abriu logo um Excel on-line.
    O de algumas colegas não deu esta opção, só permitiu descarregar o Excel e depois então foi carregado no OneDrive e só nessa altura puderam partilhar o link. São mesmo esses que não estão a ser sincronizado.
    Verifiquei os meus links e os delas e de facto nos delas não há referência ao formulário em causa.
    Questão: como podemos dar a volta a isto sem fazer tudo de novo? Como podemos voltar a linkar o formulário da criança ao link que os pais têm?
    Obrigada,
    Elisa Viegas

    1. Apesar de não ser um especialista em Excel, a sugestão seria cancelar a partilha que tinha inicialmente e voltar a partilhar o documento. No entanto no TEAMS parece que esta nova funcionalidade já dá quem esteve e não esteve na reunião num ficheiro Excel.
      Desculpe não conseguir ajudar mais, mas pode colocar a questão no nosso grupo do Facebook.

  4. Olá José.
    Enviar os resultados dos questionários para o email dos alunos (fora do ofice 365) é só através do link de partilha ou esses alunos também podem receber no email quando fazemos lançar pontuação ?

    1. Eles não recebem notificação da publicação creio eu. O que podem fazer é clicar no endereço que receberam para responder e ver se conseguem ver a correção. Em alternativa tente a ligação resumo.

  5. Boa tarde,

    Sou Prof DA na EBS das Flores e fiz um questionário/jogo para os alunos praticarem as tabuadas. Partilhei o link com as colegas da região e agora as respostas dos alunos delas aparecem no meu email. Será que eu consigo partilhar este jogo com outras colegas sem ter que receber as respostas dos seus alunos no meu email?

    Aguardo a sua resposta

    Cumprimentos

    Ana Peixoto

    1. Olá Ana, sim pode e deve partilhar o questionário. No final do Webinar estou a explicar onde devem clicar para partilhar o questionário como cópia.
      Deve clicar na opção clicar em “Partilhar como um modelo”. É esse link que tem de partilhar para os colegas para que eles possam duplicar e receberem eles os resultados.
      Obrigado pelo seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.