
Foi pedido a milhares de professores que durante um fim-de-semana preparassem algo que muitos não estavam habituados. Usar tecnologias e ainda por cima à distância. Os professores estão de parabéns, pelo seu esforço e pela tentativa que tiveram em ajudar os seus alunos.
Mas houve consequências: pais assustados, fichamentos e a preocupação por quem não tem acesso às tecnologias. Partilho convosco uma das tarefas solicitadas aos meus alunos. #Matemática 5ºano – #Geometria.
Partilho aqui convosco uma estrutura de trabalho que incluiu o #OneNote, #Geogebra, #Stream e #Forms (clique sobre cada um deles para saber mais).
A atividade começa com um desafio: Aprender a trabalhar com o Geogebra. Para isso produzi três vídeos com procedimentos base sobre a utilização do Geogebra.
1º Vídeo – como desenhar retas, semirretas e segmentos de reta.
2º Vídeo – como desenhar retas paralelas e perpendiculares
3º Vídeo – como desenhar Ângulos
A atividade seguinte foi a utilização do Geogebra de forma livre e de exploração livre por parte dos alunos no site: https://www.geogebra.org/classic.
Depois da exploração dos vídeos e das ferramentas é proposto que os alunos tenham algumas noções base sobre:
- Ângulos verticalmente opostos;
- Ângulos alternos internos e ângulos alternos externos;
- Verificação de conceitos através do FORMS e com um trabalho pedido para ser realizado no Geogebra.
A estrutura é esta:

É uma mera sugestão.