Programar para aprender geometria

Esta atividade foi desenvolvida com alunos do 6.º ano de escolaridade no Ambiente Educativo Inovador, do Agrupamento de Escolas Pedro Jacques de Magalhães em Alverca. O trabalho visava desenvolver conceitos relacionados com a disciplina de matemática (Geometria – ângulos) e a programação, com recurso aos  tablets.

Os objetivos da tarefa foram os seguintes: desenvolver o raciocínio lógico, aplicar os seguintes conceitos: ângulo; amplitude; sentido positivo / negativo; horário / anti-horário; ângulos correspondentes; ângulos alternos internos, alternos externos e medições.

Para o desenvolvimento da atividade recorreu-se a:

Desenvolvimento

Antes de iniciar a atividade propriamente dita, comecei por trabalhar em sala de aula com os alunos os conceitos indicados. Fizemos um exercício prático em que os alunos “programaram” o professor para realizar um percurso na sala de aula. Esse percurso teria  de incluir rotações no sentido horário e anti-horário e amplitudes de ângulos. Exemplo: anda 10 passos e roda 90º no sentido horário e assim sucessivamente.

Depois desta introdução / revisão, orientei os alunos para a realização da tarefa do Hour Of code no CodeMonkey. Registei-me enquanto professor e os alunos entraram na atividade através do código que disponibilizei. No campo “nome dos alunos” colocaram o número de processo (ex. a12345). Após terminarem os níveis do Hour of Code, passámos à programação em papel (ver anexo), exploração das respostas dos alunos e esclarecimento das dúvidas.

Conclusões

Os resultados surpreenderam pela positiva. Para além da motivação dos alunos, percebi que ao programar em papel os alunos efetivamente aplicavam os conceitos pretendidos de acordo com a lógica de programação. Inclusivamente alguns perguntaram se poderiam escrever os comandos “repeat” na programação. Alunos com maiores dificuldades desenvolveram de forma ativa a atividade e com bons resultados.

Uma das limitações foi o tempo. A atividade do CodeMonkey foi introduzida na sala de aula, com ajuda das “Tarefas” do Microsoft Teams, individualmente os alunos continuaram o seu trabalho em casa (90%). No que respeita à atividade em papel decorreu durante duas aulas de 50 minutos. Durante a atividade foram trabalhados os conceitos previstos.

Aceder aos documentos

3 thoughts on “Programar para aprender geometria

  1. Mais um exemplo de que é possivel a aprendizagem acontecer com diferentes modelos e a chegar a todos, de uma forma assertiva,ativa e encorojadora.
    Obrigada José, pela tua dedicação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.